Faça suas compras de mercado agora no carrefour.com earth icon Escolha seu país logo enseigne Carrefour

Resultado da pesquisa Resultado

Site internacional

Global

Sites nacionais

Sua saúde Veganismo

Você sabia que ser vegano é diferente de ser vegetariano?

Conheça as definições, os hábitos e aproveite a dica de receita que preparamos neste dia mundial do veganismo.

Você já deve ter escutado uma porção de gente se declarando vegana ou vegetariana, por simplesmente ter aberto mão do consumo de carne vermelha. Os dois termos não são sinônimos e quase todo mundo ainda troca um pelo outro. Não existe um número exato, medido em pesquisa, mas acredita-se que cerca de 5 milhões de brasileiros sejam veganos. Quanto aos vegetarianos, segundo apurou o IBOPE, em 2018, eles já são 30 milhões só no Brasil, o que corresponde a 14% da população. 

Veganismo VS Vegetarianismo

Veganismo é a definição do estilo de vida adotado por toda pessoa que não consome produtos de origem animal, seus derivados ou mesmo aqueles que tenham animais envolvidos em seus processos de produção. Assim sendo, um vegano é todo o indivíduo que se abstém do consumo de carnes (bovina, suína, aves, peixes), leite, ovos, mel, acessórios e sapatos de couro, por exemplo, além de roupas de seda, lã, com penas ou outros componentes provindos de animais.

Já o vegetarianismo é algo restrito à alimentação, está restritamente ligado aos hábitos alimentares. Vegetarianos, como o próprio nome sugere, são pessoas que possuem um dieta exclusivamente à base de vegetais. É importante salientar que, ser vegetariano não é apenas se abster do consumo de carne vermelha, como comumente se pensa.

Assim sendo, o único ponto em comum entre esses dois sistemas é a alimentação.

Um vegano é também um vegetariano, mas o vegetariano não é necessariamente um vegano.

Ambos podem ser praticados qualquer fase da vida, mas quanto à alimentação, deve-se respeitar as necessidades diárias de nutrientes de cada idade, assim como em uma dieta convencional, para se manter saudável.

Agora que você conhece a diferença, pode fazer sua escolha com muito mais propriedade e ajudar outras pessoas no entendimento desses termos e também de como cada um funciona.

Aproveite nossa dica de receita e comemore este Dia Mundial do Veganismo, comendo bem, de forma saudável e sustentável. 

Descubra outras iniciativas