Descubra nossos produtos no Carrefour.com.br earth icon Escolha seu país logo enseigne Carrefour

Resultado da pesquisa Resultado

Site internacional

Global

Sites nacionais

Conservantes Para que servem e como agem nos alimentos e no organismo

Num dia mocinhos e no outro vilões: é tudo uma questão de moderação.

Saiba como o sódio e outros produtos usados na conservação dos alimentos funcionam.

Apesar de ser visto como vilão para a maioria das pessoas, o sódio é um alimento essencial ao corpo humano, já que está relacionado a regulação osmótica dos fluidos, atua na condução de estímulos nervosos e também desempenha importação função na contração muscular. O consumo em excesso, entretanto, pode levar a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e também disfunções renais. Por isso, na hora de escolher um alimento, é importante ficar de olho em seu rótulo para saber a quantidade de sódio por porção e como isso pode ser consumido em nosso dia a dia.

Sódio pra quê?

Alguns alimentos já contêm sódio naturalmente, porém, na grande maioria das vezes, a substância é adicionada para conferir sabor, textura e estrutura aos industrializados. Para saber se determinado item é saudável ou não, a dica é simples: leia o rótulo! Lembre-se sempre de que a lista é decrescente, ou seja, o que existe em maior quantidade vai sempre estar no topo. A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio). Então, sempre fique de olho na tabela nutricional do alimento para saber se é uma boa escolha ou não para seu dia a dia alimentar.

Dá para diminuir!

Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem mais do que o dobro da quantidade de sódio indicada. Por isso, é preciso redobrar a atenção com a substância. Produtos como sucos industrializados, refrigerantes, salgadinhos, embutidos e temperos prontos devem ficar de fora de uma dieta saudável, que deve conter uma maior ingestão de alimentos in natura, como frutas e hortaliças. Outra dica é diminuir a quantidade de sal quando for preparar sua comida em casa, substituindo por ervas frescas e outros temperos naturais.

Outros conservantes.

Os conservantes de forma mais ampla também acendem um sinal de alerta quando falamos de alimentação saudável. Eles são usados para garantir a durabilidade de um alimento e são divididos em antimicrobianos, antioxidantes e inibidores enzimáticos. O primeiro mata os micro-organismos que possam alterar a qualidade do produto (como no caso do sódio), o segundo impede que o alimento estrague quando em contato com o oxigênio e o terceiro faz com que o processo de degradação seja mais lento. Apesar de serem excelentes perante a indústria alimentícia, esses itens são péssimos para nossa saúde, podendo causar alergias, problemas gástricos e doenças mais graves como câncer. Por isso, para diminuir o consumo, exercite o equilíbrio! Prefira alimentos naturais sempre que puder e fique de olho nos rótulos para consumir as opções mais saudáveis possíveis.

 

Confira muito mais agora no carrefour.com

 

Descubra outras iniciativas