Faça suas compras de mercado agora no carrefour.com earth icon Escolha seu país logo enseigne Carrefour

Resultado da pesquisa Resultado

Site internacional

Global

Sites nacionais

Sua Saúde Descubra todos os benefícios deste suplemento

A vitamina C está diretamente ligada ao bom funcionamento do corpo como um todo.

Depois de descobrir como e onde ela age, você nunca mais vai deixá-la de fora do seu dia.

Você já deve ter escutado mais de uma pessoa falando sobre a relação que a vitamina C tem com gripes e resfriados. Mas, você sabia que ela é mais poderosa e importante do que todo mundo imagina? É verdade, ela é uma das responsáveis pelo bom funcionamento do corpo. Confere aí!

Mito ou verdade?

Desde os anos 1.930, o ácido ascórbico, ou simplesmente vitamina C, como conhecemos, é usado no tratamento de doenças respiratórias, graças ao seu poder de reparação do organismo. Mas foi em 1.970, que ele teve sua relação com gripes e resfriados popularizada, após a publicação do livro do Prêmio Nobel de Química, de 1.954, o americano Linus Paulling, “A vitamina C, o resfriado comum e a gripe”.

Porém, em 31  de janeiro de 2.013, uma metanálise publicada pelo Projeto Cochrane - rede global de pesquisadores e profissionais da saúde independentes - comprovou, após revisão das informações de 11.306 pessoas envolvidas em 29 estudos, que a vitamina C não tinha qualquer relação com a prevenção ou o tratamento de gripes e resfriados, embora tenha contribuído para a redução da duração do ciclo das doenças.

O resfriado é na verdade um vírus transmitido pelo contato direto entre pessoas, pelo ar ou ainda através de superfícies comuns como maçanetas, torneiras e mesas. A única forma efetiva de evitar o resfriado é combater o vírus, e para isso, a vitamina C é ineficaz.

Para que serve a vitamina C, então?

A Vitamina C, que também pode aparecer nos rótulos dos alimentos como: ácido ascórbico, ácido l-ascórbico, ascorbato de cálcio, l-ascorbato de cálcio, ascorbato de sódio, l-ascorbato de sódio, palmitato de ascorbila ou ainda ácido 6-palmitoil-l-ascórbico, é uma substância hidrossolúvel, portanto, de fácil diluição em bebidas e misturas líquidas, que tem extrema importância nutricional, já que contribui:

- Com a absorção de ferro dos alimentos;

- Para o bom funcionamento do sistema imune;

- Na formação de colágeno no corpo;

- Com a regeneração da vitamina E, que tem ação antioxidante;

- No metabolismo energético de proteínas e gorduras.

Ela é também um poderoso antioxidante, ajudando a proteger as células dos efeitos de radicais livres - moléculas que podem surgir quando o corpo é exposto à radiação solar em excesso, poluição, na falta de alimentação adequada e atividade física, e em processos inflamatórios ou de alto metabolismo.

A vitamina C contribui ainda para a absorção do ferro, presente em alimentos de origem animal como carnes, leites e ovos. Dado essa fato, podemos dizer que é benéfico consumir, por exemplo, suco de laranja ou acerola durante as refeições.

Quanto consumir e onde encontrar?

O valor de ingestão diária recomendada (IDR), estipulado pela Organização Mundial de Saúde e, aqui no Brasil, adotado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é de 45mg/dia de vitamina C para um adulto.

Praticantes de atividade física devem consumir cerca de 30% a mais de vitamina C, cerca de 60 mg/dia, para fortalecer o sistema imune e evitar a queda da resistência.

Suplementos alimentares estão autorizados a conter entre 13,5mg/dia e 1.916mg/dia por indivíduo, já que o limite máximo seguro é de 2.000mg/dia.

Para manter uma alimentação equilibrada e garantir a ingestão de vitamina C, inclua no seu cardápio:

- Frutas cítricas de casca laranja;

- Frutas vermelhas;

- Tomates;

- Pimentões;

- Brócolis.

Importante: a vitamina C pode se perder quando exposta à luz, oxigênio e a altas temperaturas. Por isso, dê preferência a alimentos crus ou cozidos no vapor, sem imersão em água.

Agora que você já sabe de tudo isso, pode continuar a fazer uso da vitamina C, mas com muito mais conhecimento.

 

No Carrefour tem feira todo dia e nas Drogarias Carrefour, você encontra os melhores suplementos de vitamina C.

Clique aqui e encontre a loja mais próxima

Descubra outras iniciativas