Descubra nossos produtos no Carrefour.com.br earth icon Escolha seu país logo enseigne Carrefour

Resultado da pesquisa Resultado

Site internacional

Global

Sites nacionais

INICIATIVA 20 RASTREABILIDADE DE ORGÂNICOS

Desde a origem até nossas lojas, cada norma é respeitada e cada passo monitorado.

Pode confiar de olhos fechados: no Carrefour, você encontra alimentos orgânicos de verdade.

Com certeza você já ouviu falar no seu círculo de convivência sobre os produtos orgânicos, não é mesmo? Eles são aqueles livres de agrotóxicos, hormônios, medicamentos veterinários e adubos químicos. As frutas, legumes, vegetais e carnes dentro desse sistema precisam ser cultivados em ambiente puro, no qual os recursos naturais sejam respeitados, a fim de entregar somente o melhor ao consumidor final. Porém, não se engane: se você está consumindo um item realmente orgânico, você tem o direito de saber por meio de certificações. E é isso que o Carrefour faz para você: explica toda cadeia de rastreabilidade até o produto chegar à sua mesa.

A mordida perfeita!

Os alimentos orgânicos, comprovadamente, são mais nutritivos e saborosos, sendo, sem qualquer sombra de dúvida, a escolha perfeita para quem gosta de aliar sabor e saúde na hora das refeições. Mas para ser considerado um orgânico de verdade, tais alimentos precisam respeitar, além das características nutricionais e de paladar, outra premissa: as relações humanas. Pequenos produtores familiares e pequenos empregadores, que mantêm o respeito às legislações trabalhista, ambiental e econômica vigentes, são prioridade. 

Mas não para por aí, uma outra característica fundamental dos alimentos orgânicos é a ausência de defensivos agrícolas - os conhecidos agrotóxicos - o que permite o consumo sem qualquer tipo de restrição ou cuidado maior.

Somando-se todos esses fatores é fácil perceber que os orgânicos são, naturalmente, a melhor escolha na hora de comer bem, pois respeitam a nossa saúde, a saúde do meio ambiente e também das relações sociais e de trabalho.  

Na hora da compra.

Se você quer garantir uma base alimentar mais saudável, aumentando a presença dos orgânicos no seu dia a dia, saiba que você pode fazer isso sem qualquer receio, já que após produzidos, os alimentos orgânicos passam por um processo de certificação por instituição credenciada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e acreditada pelo Inmetro. Além disso, o produtor também precisa estar na lista de Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Se tudo estiver dentro das normas, o item ganha o selo SisOrg, concedido pelo Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica, e pode ser comercializado de forma legal. No caso dos itens produzidos através do processo de agricultura familiar, e vendidos diretamente ao consumidor final, o processo citado anteriormente é dispensado, e tanto produto quanto produtor só precisam estar cadastrados no site do Ministério da Agricultura. Para um produto animal estar dentro das certificações para orgânicos, é vetado o uso de antibióticos, vitaminas e aminoácidos sintéticos, assim como a criação em gaiolas, estábulos, galpões, correntes e cordas. Já quando falamos de itens vegetais, é necessária a utilização de compostos naturais para adubação e ausência total de aditivos químicos. Na página do MAPA, qualquer pessoa pode consultar a procedência do que está consumindo. Outra opção é checar no IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) o mapa de feiras orgânicas do Brasil. 

Respeito ao consumidor.

No Carrefour, todas as normas são cumpridas com clareza. Desde a etapa de produção até a apresentação dos alimentos aos clientes. Em nosso ambiente, os orgânicos ficam devidamente sinalizados, sendo de fácil reconhecimento por parte do consumidor, que também pode identificar o selo SisOrg na embalagem ou na bancada. Ou seja: você pode confiar de olhos fechados e ter a certeza de que está consumindo apenas o melhor!
Além disso, ao entrar em uma loja Carrefour, é possível optar por três marcas próprias que oferecem produtos orgânicos: Selection Carrefour, Viver e Sabor & Qualidade. Elas têm produtos com cadeia produtiva rastreada pelo programa RAMA - Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, da Associação Brasileira de Supermercados - em parceria com a PariPassu, que fica de olho em todas as etapas de produção. Dessa forma, em caso de descumprimento de algum processo, o fornecedor é avisado sobre a irregularidade e tem um prazo determinado para normalizar sua produção. Caso o fornecedor não regularize sua produção e siga fora dos padrões, sua empresa é descredenciada e impedida de fornecer orgânicos para o Carrefour. Outro ponto positivo é o apoio que o Carrefour dá à fiscalização dos produtos em lojas, pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura, provando sua responsabilidade em cuidar da saúde dos seus clientes! Somente um Grupo comprometido poderia demonstrar tanto respeito ao consumidor. Então, está esperando o que para começar a comer melhor? Orgânicos é no Carrefour!

Descubra outras iniciativas