Faça suas compras de mercado agora no carrefour.com earth icon Escolha seu país logo enseigne Carrefour

Resultado da pesquisa Resultado

Site internacional

Global

Sites nacionais

INICIATIVA 16 Destinação adequada de todo e qualquer resíduo existente

Vida nova ao que parece dispensável: no Carrefour, tudo se transforma e se reaproveita.

Dar ao lixo o destino certo é uma forma de preservar nossos recursos naturais.

Você sabe para onde vai todo o lixo que produz? Hoje, segundo informações da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada habitante produz cerca de 387 quilos de lixo por ano, número equivalente ao de países desenvolvidos. Porém, o descarte de todo esse acúmulo é feito de forma irresponsável, com pouca reciclagem e lixões a céu aberto. O Carrefour acredita que pequenas atitudes podem mudar esse cenário e aposta numa gestão responsável de resíduos. É através do programa Pequeno Grande Passo que ajudamos o consumidor a reciclar materiais como óleo de cozinha, pilhas e baterias, lâmpadas e até medicamentos vencidos.

Como funciona essa iniciativa na prática?

Atualmente está em vigência no país, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma lei que trata de organizar como o Brasil lida com todo o lixo que produz e ainda exigir dos setores públicos e privados, transparência na gestão dos seus resíduos. O Carrefour participa ativamente nessa questão, separando na fonte, ainda nas lojas, os materiais em três lixeiras diferentes: rejeito, orgânico e seco/reciclável.

Todos os materiais recicláveis são separados para análise e posterior comercialização, representando mais de duas mil toneladas ao mês, o que equivale a cerca de 285 caminhões cheios. Já pensou se toda essa quantidade fosse despejada no meio ambiente sem cuidado algum? Os orgânicos também merecem atenção, e no Carrefour, eles são levados para compostagem. Todo mês, mais de três mil toneladas de lixo são transformadas em adubo e contribuem para a produção de novos alimentos. E você acredita que até as sobras do açougue são reaproveitadas? Com o tratamento correto, elas podem virar ração animal e até cosméticos, recomeçando um ciclo positivo de aproveitamento de recursos.

Parceria com o consumidor.

Além de cumprir a sua parte na gestão de resíduos, o Carrefour também funciona como um canal para que o consumidor possa fazer o descarte consciente do seus materiais. Dentro das lojas, estão as Estações de Reciclagem, em que é possível destinar no lugar certo uma variedade de produtos que, por descuido e desinformação, são geralmente jogados no lixo convencional. São eles: cartuchos de impressoras, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, medicamentos vencidos e materiais recicláveis.

Ao todo, são mais de 138 pontos de coleta espalhados por todo o Brasil a fim de reduzir o desperdício. E já é possível sentir que essa iniciativa vem transformando a vida do consumidor. Em 2017, por exemplo, por meio dos coletores de pilhas e baterias em nossas lojas, foram arrecadadas 58,6 mil unidades, num total de 3 kg de material. Além disso, também foram arrecadadas 13,9 mil unidades de cartuchos vazios, resultando em um total de 7 kg de resíduos.

Aqui, o óleo de cozinha também se transforma.

O descarte do óleo de cozinha é outra grande preocupação do Carrefour. Isso porque apenas 1 litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água, causando um impacto negativo irreversível no meio ambiente. Por isso, são disponibilizados mais de 119 pontos de coleta nas lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília, para ajudar o consumidor na preservação do planeta. Só no ano de 2017, as Estações de Reciclagem do Carrefour arrecadaram 15 mil litros de óleo de cozinha usado. A partir da coleta, esse material é transformado em biocombustível, que promove a diminuição da emissão de gases que causam o efeito estufa e também a minimização da dependência de combustíveis fósseis. Ou seja, através de pequenas atitudes, o Carrefour vem se firmando como um agente transformador de hábitos, garantindo o respeito ao meio ambiente e defendendo o consumo consciente.

https://youtu.be/GbHzdfUh3Bk

Descubra outras iniciativas