O peixe é um alimento delicioso e excelente para a saúde, já que proporciona ganhos para a memória, previne doenças cardiovasculares e fornece proteína para o corpo. Porém, também é preciso levar em consideração quais os impactos que esse consumo gera no meio ambiente. A pesca sem controle pode promover um desequilíbrio ambiental já que pode impedir o crescimento e desenvolvimento dos peixes, não permitindo que as populações se recuperem e cresçam para permitir que voltem a ser pescadas. Pensando em oferecer o melhor para o consumidor e ainda cuidar dos recursos disponíveis na natureza, o Carrefour mantém o compromisso da pesca sustentável. Entenda como ela funciona e porque é tão importante em nosso mundo atual.
O Carrefour e a pesca sustentável.
Pesca sustentável é aquela que respeita o ciclo de reprodução e as fases de desenvolvimento dos peixes, retirando da natureza apenas uma quantidade capaz de ser reposta por cada espécie, de acordo com as regras e limitações impostas por ações de gestão e manejo. Além disso, deve garantir que outras espécies e o meio ambiente não sejam prejudicados. Para garantir que todo esse processo seja obedecido, o Carrefour irá acompanhar e dar suporte aos seus fornecedores, orientando o manejo correto e reforçando a proteção da biodiversidade. Isso acontecerá por meio da parceria com o programa Seafood Watch, pertencente ao Monterey Bay Aquarium®, operacionalizada no Brasil através da consultoria Paiche - que ajuda as empresas a identificar opções sustentáveis, desenvolver e promover seus compromissos de sustentabilidade junto ao público. Dessa forma, será possível manter a capacidade das espécies em níveis populacionais saudáveis e também evitar impactos negativos em outras espécies do ecossistema aquático. A adoção do manejo sustentável de peixes pode resultar em um aumento de produtividade e garantir a pesca durante várias gerações.
O consumidor também sai ganhando.
A pesca sem gestão e manejo retira do meio ambiente mais recurso do que a espécie explorada pode repor. Com isso, a atividade pesqueira vai diminuindo,tornando-se escassa e economicamente inviável. Perdem todos: o meio ambiente fica empobrecido, o pescador perde sua fonte de renda e você não encontra mais aquele peixe que adora. Seria péssimo, não é mesmo? Porém, com a adoção da pesca sustentável pelo Carrefour, o consumidor poderá ter em sua mesa produtos frescos e saudáveis, com o menor impacto possível ao meio ambiente. Ou seja, é uma forma de comer bem e ainda consumir produtos de qualidade, com segurança alimentar e responsabilidade socioambiental.
Por que o Carrefour adotou essa iniciativa?
O processo faz parte da iniciativa global de mapear toda sua cadeia de alimentos, proporcionado mais equilíbrio ao meio ambiente e garantindo que o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade. Todos os anos, um número significativo de pescados é comercializado pelo Carrefour, portanto, entender toda a cadeia de fornecimento e identificar oportunidades é fundamental para manter o processo de funcionamento correto, sem prejudicar a biodiversidade. Outra questão relevante é que a cadeia de produção de pescados é uma das mais críticas do Brasil, então, ser a primeira empresa no país a promover mudanças em conjunto com seus fornecedores, além de consolidar o respeito que o Carrefour por todos os brasileiros, reafirma nossa constante preocupação com a preservação dos recursos naturais e com o meio ambiente.