Faça suas compras de mercado agora no carrefour.com earth icon Escolha seu país logo enseigne Carrefour

Resultado da pesquisa Resultado

Site internacional

Global

Sites nacionais

Iniciativa 15 Pescados sustentáveis, provenientes de cultivo responsável

No Carrefour, sabor, frescor e sustentabilidade andam de mãos dadas.

Saiba agora como é possível ter sempre peixe nas lojas sem comprometer o meio ambiente.

O peixe é um alimento delicioso e excelente para a saúde, já que proporciona ganhos para a memória, previne doenças cardiovasculares e fornece proteína para o corpo. Porém, também é preciso levar em consideração quais os impactos que esse consumo gera no meio ambiente. A pesca sem controle pode promover um desequilíbrio ambiental já que pode impedir o crescimento e desenvolvimento dos peixes, não permitindo que as populações se recuperem e cresçam para permitir que voltem a ser pescadas. Pensando em oferecer o melhor para o consumidor e ainda cuidar dos recursos disponíveis na natureza, o Carrefour mantém o compromisso da pesca sustentável. Entenda como ela funciona e porque é tão importante em nosso mundo atual.

O Carrefour e a pesca sustentável.

Pesca sustentável é aquela que respeita o ciclo de reprodução e as fases de desenvolvimento dos peixes, retirando da natureza apenas uma quantidade capaz de ser reposta por cada espécie, de acordo com as regras e limitações impostas por ações de gestão e manejo. Além disso, deve garantir que outras espécies e o meio ambiente não sejam prejudicados. Para garantir que todo esse processo seja obedecido, o Carrefour irá acompanhar e dar suporte aos seus fornecedores, orientando o manejo correto e reforçando a proteção da biodiversidade. Isso acontecerá por meio da parceria com o programa Seafood Watch, pertencente ao Monterey Bay Aquarium®, operacionalizada no Brasil através da consultoria Paiche - que ajuda as empresas a identificar opções sustentáveis, desenvolver e promover seus compromissos de sustentabilidade junto ao público. Dessa forma, será possível manter a capacidade das espécies em níveis populacionais saudáveis e também evitar impactos negativos em outras espécies do ecossistema aquático. A adoção do manejo sustentável de peixes pode resultar em um aumento de produtividade e garantir a pesca durante várias gerações.

O consumidor também sai ganhando.

A pesca sem gestão e manejo retira do meio ambiente mais recurso do que a espécie explorada pode repor. Com isso, a atividade pesqueira vai diminuindo,tornando-se escassa e economicamente inviável. Perdem todos: o meio ambiente fica empobrecido, o pescador perde sua fonte de renda e você não encontra mais aquele peixe que adora. Seria péssimo, não é mesmo? Porém, com a adoção da pesca sustentável pelo Carrefour, o consumidor poderá ter em sua mesa produtos frescos e saudáveis, com o menor impacto possível ao meio ambiente. Ou seja, é uma forma de comer bem e ainda consumir produtos de qualidade, com segurança alimentar e responsabilidade socioambiental.

Por que o Carrefour adotou essa iniciativa?

O processo faz parte da iniciativa global de mapear toda sua cadeia de alimentos, proporcionado mais equilíbrio ao meio ambiente e garantindo que o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade. Todos os anos, um número significativo de pescados é comercializado pelo Carrefour, portanto, entender toda a cadeia de fornecimento e identificar oportunidades é fundamental para manter o processo de funcionamento correto, sem prejudicar a biodiversidade. Outra questão relevante é que a cadeia de produção de pescados é uma das mais críticas do Brasil, então, ser a primeira empresa no país a promover mudanças em conjunto com seus fornecedores, além de consolidar o respeito que o Carrefour por todos os brasileiros, reafirma nossa constante preocupação com a preservação dos recursos naturais e com o meio ambiente.

Descubra outras iniciativas