Faça suas compras de mercado agora no carrefour.com earth icon Escolha seu país logo enseigne Carrefour

Resultado da pesquisa Resultado

Site internacional

Global

Sites nacionais

INICIATIVA 12 CARNES BOVINAS 100% MONITORADAS

Para ser saudável tem que promover o seu bem-estar e também respeitar a natureza.

Carne bovina versus meio ambiente: entenda como o Carrefour torna essa relação benéfica e sustentável.

Você sabia que a pecuária é uma das principais causas de desmatamento no Brasil? Isso porque ainda existem muitos criadores que driblam a fiscalização, derrubam árvores ilegalmente em área de floresta, plantam capim e colocam ali a sua criação de gado. Para combater esse tipo de problema, o Carrefour monitora 100% de seus fornecedores de carne bovina, garantindo que os cortes não venham de áreas desmatadas.

Quais os prejuízos ao meio ambiente?

Vamos usar como exemplo a Amazônia, maior floresta tropical do mundo. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), "a pecuária para a criação de gado é a atividade que mais contribui para o desmatamento na região, ocupando 65% da área desmatada", tanto que, em apenas dez meses, perdeu-se, em área verde, o equivalente a 200 mil campos de futebol. Isso gera muitos danos ao meio ambiente, como a diminuição da biodiversidade da fauna (animais) e flora (plantas). Tem mais: além de reduzir a produção de chuvas com a derrubada ilegal de árvores, a criação de gado também é responsável pela emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), contribuindo para o aumento do aquecimento global. E não para por aí, não: uma das formas mais utilizadas para se desmatar, no Brasil, são as queimadas. Estima-se que para cada hectare de floresta queimada, são emitidas, em média, 150 toneladas de gás carbônico, elemento que contribui significativamente para as alterações climáticas e o aumento da temperatura no planeta. Ou seja, há um círculo de prejuízos que precisa ser combatido.

O Carrefour e a luta contra o desmatamento!

O Grupo Carrefour conta com um compromisso global para reduzir drasticamente o risco de desmatamento. Por meio da Plataforma de Pecuária Sustentável realizamos o monitoramento via satélite de todos os fornecedores de carne bovina in natura, a fim de combater o risco de desmatamento, reduzir emissões dos gases de efeito estufa, lutar contra a exploração de terras indígenas e de unidades de conservação ambiental, e garantir que os direitos humanos sejam preservados. “Mas o que os direitos humanos têm a ver com isso”, você deve estar se perguntando? A gente explica! O Brasil foi o primeiro país a ser condenado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) por trabalho escravo contemporâneo. O caso aconteceu numa fazenda no Pará, estado que abrange a Amazônia. Como este, grande parte dos casos denunciados de trabalho em regime semelhante à escravidão se devem à pecuária. Por isso, o monitoramento feito pelo Carrefour permite a compra de carne proveniente de pecuaristas que estão dentro da lei e respeitam a natureza e o ser humano. Quer saber o que acontece se for identificada alguma irregularidade? Vamos lá! O fornecedor é bloqueado até que cumpra as leis vigentes e volte a obedecer os nossos padrões de produção pecuária.

E o que mais o Carrefour faz?

Nós fazemos parte do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS), que busca regularmente as melhores formas de integrar pecuaristas, revendedores, consumidores e sociedades para identificar possíveis problemas em cada setor e encontrar soluções satisfatórias para todos. Assim, você pode ter certeza: 100% da nossa carne vem de gado criado com responsabilidade, por trabalhadores legalizados e em áreas livres de desmatamento. Tudo isso porque o Carrefour, além do compromisso de levar o melhor até você, tem a missão de contribuir para um mundo mais sustentável.

Descubra outras iniciativas