Descubra nossos produtos no Carrefour.com.br earth icon Escolha seu país logo enseigne Carrefour

Resultado da pesquisa Resultado

Site internacional

Global

Sites nacionais

INICIATIVA 10 DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Colocar comida na mesa de quem mais precisa é alimentar a esperança no amanhã.

Conheça tudo que o Carrefour faz para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sabe aquele tomate bem maduro que você considera imperfeito para uma salada? Ou aquele brócolis que começou a ficar com a pontinha do buquê amarelado? Esses são exemplos de alimentos que estão fora do padrão de venda - justamente por não serem visualmente atraentes aos consumidores - porém, que têm a mesma qualidade e nutrientes do que aqueles de aparência perfeita. Mas, se eles não podem ser comercializados, então são descartados? Não no Carrefour! Aqui o lema é desperdício zero! Por isso, doamos esses produtos considerados “fora de padrão” para bancos de alimentos e para o Mesa Brasil Sesc, que os redirecionam para famílias de baixa renda. Quer saber como funciona? Veja só!

O papel do Carrefour.

Doar alimentos que seriam desperdiçados para quem mais precisa: é assim que o Carrefour reduz o desperdício em suas lojas e promove a alimentação de pessoas com baixa - ou nenhuma - renda. Regularmente, os parceiros retiram os alimentos nas lojas, levam para suas centrais, onde esses passam por uma nova triagem e tratamento, e posteriormente realizam a doação. Para se ter uma ideia, em 2017 foram doados pelo Carrefour uma média de 1,5 milhão de quilos de alimentos e, só no primeiro semestre de 2018, mais de 717 mil quilos.

O que pode e o que não pode ser doado?

Ficou curioso para saber que tipo de alimento entra nesse projeto?

A gente conta pra você! As categorias de alimentos liberadas para doação são:

- Frutas, verduras e legumes;

- Padaria seca (pães, bolos simples, biscoitos);

- Produtos industrializados;

- Açougue congelado e salsicharia em embalagem de origem, após validação da segurança alimentar;

- Mercadorias com embalagens danificadas (como cereais, biscoitos e macarrão).

Mais que matar a fome!

O Carrefour sabe que grande parcela da população brasileira não tem acesso a alimentos suficientes para suas necessidades diárias. Parte dela sequer tem alimento para uma refeição ao dia. Por isso, dar um destino adequado aos alimentos não comercializados é umas das iniciativas do Carrefour de combate ao desperdício e de engajamento social. Nossa parceria com o Mesa Brasil Sesc, além de auxiliar na manutenção da saúde, ainda promove a inclusão social dessas pessoas. Isso porque o projeto também desenvolve ações educativas que permitem que as famílias assistidas possam melhorar sua qualidade de vida. O programa promove atividades como cursos, oficinas e palestras para a difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como das empresas doadoras.

Descubra outras iniciativas